Monteiro Lobato

Monteiro Lobato | 1931 - 1939 - A Luta de Lobato pelo petróleo e ferro - Monteiro Lobato

1931 – 1939 – A Luta de Lobato pelo petróleo e ferro

Home > Linha do Tempo > 1931 - 1939 - A Luta de Lobato pelo petróleo e ferro

1931
Memorial sobre o problema siderúrgico brasileiro
Lobato encaminha a Getúlio Vargas longo documento intitulado "Memorial sobre o problema siderúrgico brasileiro", onde expõe uma vez mais a importância econômica do ferro, as vantagens do processo Smith e historia seu esforço para que fosse implementado no Brasil. De acordo com Lobato a exploração do ferro através deste método possibilitaria a exploração racional das reservas de ferro. Desanimado com a indefinição governamental, cria em sociedade com Fortunato Bulcão o Sindicato Nacional de Indústria e Comércio, constituído a 30/5 desse ano. Mas a empresa não consegue superar dificuldades técnicas e políticas, e em 1933 acaba desfeita.
1931
Estão prontos todos os planos para o lançamento da Cia. Petróleo do Brasil
No final do ano, "estão prontos todos os planos para o lançamento da Cia. Petróleo do Brasil, inclusive os prospectos. O programa inicial consiste em levantar pequeno capital, exclusivamente para as experiências com o aparelho Romero, indicador de óleo e gás, e no qual alguns entendidos depositam profundas esperanças.". Cansado de apelar aos poderes oficiais, Monteiro Lobato dirige-se ao público.
1931
1ª Edição de Reinações de Narizinho

Lançamento da 1ª edição do livro "Reinações de narizinho". Ilustrado por Jean Gabriel Villin

“Tenho em composição um livro absolutamente original, Reinações de Narizinho – consolidação num volume grande dessas aventuras que tenho publicado por partes, com melhorias, aumentos e unificações num todo harmônico. Trezentas páginas em corpo 10 – livro para ler, não para ver, como esses de papel grosso e mais desenhos do que texto. Estou gostando tanto, que brigarei com quem não gostar. Estupendo, Rangel!”

1931
Monteiro Lobato e Getúlio Vargas
Início da correspondência entre Monteiro Lobato e Getúlio Vargas. Getúlio, por intermédio de Ronald de Carvalho, oferece a Monteiro Lobato novas oportunidades a serviço do governo. Lobato recusa o convite.
1931
Ferro
Lançamento de "Ferro", livro mais tarde re-editado junto com "O escândalo do Petróleo". Lançamento de "O pó de Pirlimpimpim", fascículo e finalmente "As Reinações de Narizinho", livro carro chefe da obra de Monteiro Lobato. Alem disso também lança a adaptação de Robinson Crusoé e de Alice no país das maravilhas. Todos pela Companhia Editora Nacional.
12/10/1931
Cristo Redentor
Inaugurado o Cristo Redentor, no morro do Corcovado, Rio de Janeiro.
1932
Lançamento de "América" e "Viagem ao Céu"
Lançamento de "América" e "Viagem ao Céu". Adaptação de "Contos de Andersen" e "Contos de Grimm". Publicado em São Paulo o livro Die Alte Fazenda, com contos de Lobato vertidos para o alemão.
1932
Conflito militar entre a Bolívia e o Paraguai
Conflito militar entre a Bolívia e o Paraguai pela posse da região do Chaco, rica em petróleo.
08/04/1932
Companhia Petróleo Nacional
Pelo decreto 21.265, a Companhia Petróleo Nacional, incorporada por Monteiro Lobato, Lino Moreira e Edson de Carvalho, entre outros, é autorizada a funcionar e será responsável pelas prospecções em Riacho Doce, Alagoas.
17/05/1932
Dá início às prospecções no campo de Araquá
Pelo decreto 21.415, a Companhia Petróleos do Brasil, incorporada por Monteiro Lobato, Manequinho Lopes e L. A. Pereira de Queiroz, é autorizada a funcionar e, em agosto desse mesmo ano, dá início às prospecções no campo de Araquá [hoje no município paulista de Águas de S. Pedro].
09/07/1932
Revolução Constitucionalista
Explode a Revolução Constitucionalista em São Paulo.
10/08/1932
Lobato faz críticas ao "militarismo federal"
Em carta-manifesto pela democracia brasileira, dirigida a Waldemar Ferreira, secretário da Justiça e Segurança Pública do Governo Constitucionalista Revolucionário de São Paulo, Lobato faz críticas ao "militarismo federal" e considera a insurreição uma "guerra de independência", declarando que: "São Paulo, depois da vitória, deverá expressar-se na fórmula Hegemonia ou Separação", título que deu ao documento.
1933
Purezinha, Ruth e Guilherme se mudam para Campos de Jordão
Purezinha, Ruth e Guilherme se mudam para Campos de Jordão por causa do súbito diagnóstico de Tuberculose em Guilherme. Monteiro Lobato permanece em São Paulo mas visita a família regularmente.
1933
Adolf Hitler torna-se primeiro ministro na Alemanha
O presidente norte-americano Franklin Roosevelt introduz o New Deal, programa de reformas para dar fim à crise econômica iniciada em 1929. Adolf Hitler torna-se primeiro ministro na Alemanha.
1933
Lançamentos
Lançamento de "Na Antevéspera", "História do Mundo para Crianças", "As caçadas de Pedrinho" e "Novas reinações de Narizinho".
03/05/1933
Primeira vez no Brasil uma mulher é eleita para a Câmara dos Deputados
Realizadas as eleições para a Assembléia Constituinte. Pela primeira vez no Brasil uma mulher é eleita para a Câmara dos Deputados.
1934
Marcha dos comunistas chineses
Sob a liderança de Mao Tsé Tung, começa a Longa Marcha dos comunistas chineses.
1934
Emília no país da Gramática
Lançamento de "Emília no país da Gramática". "Adaptação dos Contos de Fadas", de Perrault. Traduções: "Kim, O lobo do mar", "Pollyana", "Pollyana Moça", "Aventuras de Huck", "Jácala, o crocodilo", "O homem invisível", "O Doutor Negro", "A filha da neve e Diamante Negro".
17/07/1934
Getúlio Vargas é eleito
Getúlio Vargas é eleito presidente da República pela Assembléia Constituinte.
11/1934
Monteiro Lobato recusa - a direção do Departamento de Propaganda e Difusão Cultural
Getúlio Vargas oferece - e Monteiro Lobato recusa - a direção do Departamento de Propaganda e Difusão Cultural, criado em julho daquele ano.
1935
Lançamentos
Lançamento de "Contos leves", "Aritmética da Emília", "Geografia de Dona Benta" e "História das invenções". Traduções: "A ilha das almas selvagens", "Cleópatra", "A ponte São Luís Rei", "História da Filosofia" (com Godofredo Rangel), "O grito da Selva", "O crime do cassino", "Scarface", "Tarzan o Terrível", "O pequeno César e Moby Dick".
30/03/1935
Movimento de massas antifascista
Lançada no Rio de Janeiro a ANL, movimento de massas antifascista. Em 11/7 decreto de Vargas coloca a organização na ilegalidade.
06/1935
A luta pelo petróleo
Companhia Editora Nacional publica o livro "A luta pelo petróleo", de Essad Bey, em tradução de Charlie W. Frankie revista e prefaciada por Monteiro Lobato.
23/11/1935
Rebelião em Natal
Eclode uma rebelião em Natal, organizada pela ANL e esmagada três dias depois. No dia 24, quartéis de Pernambuco também se rebelavam e, no dia 27, foi a vez do 3º RI do Rio. Com o fracasso do movimento - conhecido como Intentona Comunista - tem início um longo período de perseguições políticas no país, com a criação de leis e tribunais de exceção.
1936
Edgard Monteiro Lobato casa-se com Gulnara
Edgard Monteiro Lobato casa-se com Gulnara Monteiro Lobato de Moraes.
1936
Guilherme tem alta da tuberculose
Guilherme tem alta da tuberculose e a família volta para São Paulo.
1936
Guerra Civil Espanhola
Começa a Guerra Civil Espanhola.
1936
Lançamento de "Dom Quixote das Crianças" e "Memórias da Emília".
Lançamento de "Dom Quixote das Crianças" e "Memórias da Emília". Tradução de "A ceia dos Acusados".
03/02/1936
Lobato é eleito para a cadeira 39 da Academia Paulista de Letras
Por unanimidade de votos, Lobato é eleito para a cadeira 39 da Academia Paulista de Letras.
08/1936
O Escândalo do Petróleo
Chega às livrarias "O Escândalo do Petróleo", com duas edições esgotadas nesse mesmo mês, seguidas de mais três até o final do ano, totalizando 20 mil exemplares vendidos.
31/08/1936
Carta a Lobato
O Diretório Estadual da ANL de São Paulo envia carta a Lobato aplaudindo entusiasticamente O escândalo do petróleo.
1937
O poço do Visconde
Lançamento de "O poço do Visconde", "Serões de Dona Benta" e "Histórias de Tia Nastácia" e da adaptação das "Viagens de Gulliver".
14/08/1937
Lobato compra a União Jornalística Brasileira
Lobato compra a União Jornalística Brasileira, criada três anos antes por Menotti del Picchia.
10/11/1937
Tropas cercam e dissolvem o Congresso
Tropas cercam e dissolvem o Congresso. Getúlio Vargas anuncia o Estado Novo e entra em vigor a Constituição da ditadura.
1938
Conferência de Munique
Conferência de Munique decide pelo desmembramento da Checoslováquia.
1938
O museu da Emília
Lobato escreve a peça O museu da Emília, para ser encenada na Biblioteca Infantil Municipal de São Paulo. Lançado em Buenos Aires pelo Editorial Claridad "Don Quijote de los niños", em tradução de Benjamin de Garay. "Travesuras de Naricita Respingada", "Tremendas cacerias de Pedrito", "Los contos de la negra Nastacia" e mais oito títulos já haviam sido publicados pela mesma editora na Argentina.
10/01/1938
Guilherme morre em São Paulo
Guilherme morre em São Paulo de Tuberculose galopante.
31/01/1938
Departamento Nacional de Produção Mineral
Em carta a Getúlio Vargas, Lobato conclama o presidente à defesa da soberania brasileira na questão do petróleo e faz graves denúncias contra o Departamento Nacional de Produção Mineral.
29/04/1938
CNP
Criado o Conselho Nacional do Petróleo (CNP).
07/07/1938
Assembléia de constituição da Companhia Matogrossense de Petróleo
Realiza-se a assembléia de constituição da Companhia Matogrossense de Petróleo, incorporada por Monteiro Lobato, Vítor do Amaral Freire e Octalles Marcondes Ferreira, entre outros. Fará prospecções em Porto Esperança, região do município de Corumbá, no coração do Pantanal, em área vizinha aos ricos territórios petrolíferos do Chaco.
16/07/1938
Nasce Rodrigo Monteiro Lobato
Nasce Rodrigo Monteiro Lobato, neto de Monteiro Lobato.
1939
Lançamentos
Lançamento de "O Picapau Amarelo" e "O Minotauro". Traduções: "Rumo às Estrelas", "Evolução da Física" e "Os grandes pensadores".
22/01/1939
É descoberto oficialmente o petróleo no Brasil
No poço de Lobato [localizado num subúrbio de Salvador, Bahia, em terras que no século XVI pertenceram ao fazendeiro Vasco Rodrigues Lobato, de onde se originou sua denominação], é descoberto oficialmente o petróleo no Brasil.
01/09/1939
início a Segunda Guerra Mundial
Adolf Hitler invade a Polônia e, dois dias depois, a Inglaterra e a França declaram guerra à Alemanha. Tem início a Segunda Guerra Mundial.
27/12/1939
DIP
É criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), encarregado da censura aos meios de comunicação e da propaganda oficial do Estado Novo.

Fonte: www.lobato.com.br - Site original dos herdeiros de Monteiro Lobato
e Projeto Memoria Fundação Banco do Brasil e Fundação Oderbrecht - MONTEIROLOBATO - 1998