Através da lei n.º 134, a Câmara Municipal de Taubaté concede ao “Dr. José Bento Monteiro Lobato, ou empresa que organizar, licença para construção, uso e gozo de uma linha férrea econômica de bitola de um metro entre trilhos, que partindo desta cidade se dirija às divisas do município de Tremembé”.
Nasce em São Paulo seu segundo filho, a quem dá o nome de Edgard.
Nasce em São Paulo Martha Monteiro Lobato, sua primogênita.
É fundada no Rio de Janeiro a Associação Brasileira de Imprensa.
Lobato e Purezinha passam a lua-de-mel na praia de José Menino, em Santos (SP). De volta à capital, ficam até o fim do mês na rua Santo Amaro, 18. Dali voltam a Areias, viajando antes ao Rio de Janeiro, onde visitam a Exposição Nacional de 1908, comemorativa do centenário da Abertura dos Portos.
Casou-se com Maria da Pureza Natividade (Purezinha) sua grande paixão, Taubaté.
Lobato traduz artigos do Weekly Times [de Londres] para o jornal O Estado de S. Paulo, escreve para A Tribuna [de Santos] e remete caricaturas para a revista Fon-Fon! [Rio de Janeiro].
O automóvel “modelo T” sai das linhas de montagem da Ford Motor Company, fundada cinco anos antes, e faz grande sucesso no mercado americano.
Lobato é nomeado promotor público de Areias e se muda para lá: “Estou nomeado promotor público da comarca de Areias [município paulista próximo a Queluz, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro], que deve ser nalgum lugar”.
Santos Dumont voa com o avião 14-Bis no campo de Bagatelle, em Paris.