Monteiro Lobato

Categoria da Linha do Tempo: 1927 – 1931 – Lobato em Nova Iorque

03/1931

Retorna ao Brasil com a família

Monteiro Lobato retorna ao Brasil com a família.

09/12/1930

Ferro, combustível e estradas – são o tripe’ para o progresso Brasileiro

Ao deixar o posto, Lobato escreve carta a Getúlio Vargas relatando as conclusões a que chegou com sua experiência americana. Lobato defende que – ferro, combustível e estradas – são o tripe’ para o progresso Brasileiro. Os responsáveis pela fraqueza da economia brasileira. Defende também que os grandes problemas nacionais – falta de ferro, de combustível e de trigo – seriam os responsáveis pela fraqueza da economia brasileira. Lobato insiste que o país tinha tudo para superá-los, bastava ter vontade política. Com a deposição de Washington Luís e o impedimento da posse de Júlio Prestes, começam a luta de Lobato pela democracia Brasileira.

06/12/1930

Monteiro Lobato perde seu cargo de adido comercial em Nova Iorque

Decreto assinado pelo chefe do Governo Provisório dispensa vários funcionários do Itamaraty e Monteiro Lobato perde seu cargo de adido comercial em Nova Iorque.

11/1930

A Pena de Papagaio

Lançamento de “A Pena de Papagaio”, estoria publicada em fascículo, depois incluída em “Reinações de Narizinho”. Monteiro Lobato traduz e adapta “Peter Pan”, do escritor inglês J. M. Barrie.

3/10/1930

Explode a Revolução de 30

Explode a Revolução de 30. Edgar Monteiro Lobato volta ao Brasil para lutar na Revolução de 1930. Fica desaparecido durante um tempo, reaparece mas contrai tuberculose. Vitoriosa a 24/10, o levante armado depõe Washington Luís. Getúlio Vargas toma posse como chefe do governo provisório a 3/11.

06/08/1930

Vinda dalém túmulo

Em carta “vinda dalém túmulo”, Lobato manifesta a Mario de Andrade seu interesse em intermediar a tradução e o lançamento de Macunaíma nos EUA.

26/06/1930

Estou avô, já sabes, duma americanazinha, a Joyce

“Meus jornais matutinos são o Time e o Sun. Minha Revista do Brasil é o American Mercury, com o tremendíssimo Henry Mencken lá dentro. (…) O jazz me deleita, e enlevo-me nos songs, nos Broadway hits, no perpétuo marulho oceânico desta Broadway onde moro. (…) Estou avô, já sabes, duma americanazinha, a Joyce (…) [nascida a 24 de fevereiro, filha de Martha Lobato e J. U. Campos].” M.L. Nova Iorque, 26/6/1930.

06/1930

Júlio Prestes

Júlio Prestes, candidato preferido de Lobato à Presidencia da Republica, é eleito em março, e é recebido em Nova Iorque. Monteiro Lobato acompanha sua comitiva a Washington e participa do banquete oferecido pelo presidente Herbert Hoover.

22/05/1930

Graf Zeppelin

O dirigível alemão Graf Zeppelin desce no Rio de Janeiro, perante 15 mil pessoas.

24/02/1930

Nasce Joyce Campos

Nasce Joyce Campos, neta de Monteiro Lobato.